Construindo o seu cercamento rural: fatores-chave na escolha do material

Quando se trata de construir uma cerca, muitos fatores entram em jogo para garantir que ela seja eficiente. Nesta análise, vamos explorar alguns aspectos comuns que influenciam a escolha do material ou a estrutura de cerca ideal para o seu cenário.

Ambiente

Menor índice de corrosão: Se você está construindo em uma área com condições climáticas menos agressivas, como a maior parte do Brasil, os produtos com uma camada leve de zinco podem ser a escolha certa. Eles oferecem proteção adequada contra a corrosão e são uma opção econômica para cercas em terrenos desta natureza.

Exemplos de produtos: Arame Farpado ou Ovalado Nelore, Arame Farpado Cercaço e Arame Ovalado Pantanal 17×15.

Maior índice de corrosão: Em ambientes mais hostis, como regiões litorâneas ou sob efeito de maresia, áreas alagadiças ou locais com presença de chuvas ácidas, é recomendável utilizar produtos com uma camada pesada de zinco. Essa camada extra de proteção ajuda a evitar a corrosão prematura e prolonga a vida útil da cerca.

Exemplos de produtos: Arame farpado ou Ovalado Nelore ZN3, Arame Ovalado Pantanal 17×15 ZN3 e Arame Farpado Cercaço ZN3.

Terreno

Acidentado: o arame farpado adapta-se melhor a terrenos mais acidentados, como por exemplo, áreas montanhosas. Exemplos de produtos: Arame Farpado Nelore, Arame Farpado Cercaço ZN3 e Arame Farpado Rhino

Plano ou Levemente Acidentado: Terrenos planos ou levemente acidentados oferecem mais flexibilidade na escolha do material da cerca, deixando opção entre arame farpado ou arame ovalado.

Exemplos de produtos: Arame ovalado Nelore, Arame ovalado Nelore ZN3, Arame Ovalado Pantanal 17×15 e Arame Ovalado Pantanal 17×15 ZN3 e os arames farpados citados no item anterior.

Arenoso: Em terrenos arenosos, deve-se estar atento não apenas na escolha do arame mas também na estabilidade da instalação. Nestas situações é de extrema importância o uso de mourões mais profundos e ancoramentos mais robustos nos cantos, e dependendo do caso, até mesmo em alguns pontos ao longo da extensão do cercamento, para que ofereçam travamento necessário.

Tipo de arame

Farpado: Cercas de arame farpado são muito tradicionais e amplamente conhecidas.  Suas farpas pontiagudas, aliadas à resistência do arame, são altamente eficazes em manter o gado dentro da propriedade.

Ovalado: O arame ovalado tem conquistado um espaço cada vez mais expressivo em todo território nacional. Com altíssima resistência à tração (700 kgf) ele não precisa de ajuda das farpas para conter o gado com eficiência. Outro ponto positivo no uso do arame sem farpas é a ausência de feridas no couro do animal – o que sabe-se ser uma porta de entrada para parasitas ou infecções, que aumentam o custo com manejo do gado, atrapalham o ganho de peso do animal e ainda causam cicatrizes que depreciam o valor do couro – um subproduto de alto valor comercial.

Cerca Mista: Em algumas regiões, ainda são utilizadas cercas mistas – que combinam arame farpado e arame ovalado – tanto por questões de cultura, quanto para atender necessidades específicas.

Função

Entender a função da cerca é fundamental, pois, sua estrutura deve estar adequada à função.

Cerca de divisa da propriedade e cerca para gado de corte: um pesadelo para o produtor rural é se o gado sair de sua propriedade, portanto, é preciso garantir que esta seja uma cerca de máxima resistência, assim como para cercamento de gado de corte, que são animais de grande porte e geralmente muito fortes.

Mourões: 2,20 m

Altura da cerca: 1,40 m

Distância entre mourões: de 3,00 m (e 1 distanciador Nelore entre eles) a 6 m (e 2 distanciadores entre eles)

Qtde de fios na cerca: 6 fios

Cerca para Gado de leite – tende a ser animais mais mansos e uma das estruturas mais comuns para este tipo de cerca é:

Mourões: 2,20 m

Altura da cerca: 1,40 m

Distância entre mourões: de 4,00 m (e 1 distanciador Nelore entre eles) a 8 m (e 3 distanciadores entre eles)

Quantidade de fios: 5 fios

Cerca para Caprinos – possui necessidades especiais que exigem cercamentos com características bem específicas e novamente temos grande variação neste cercamento, pela cultura e experiência de cada produtor ou cerqueiro:

Mourões de 1,80 a 2,00m

Distância: no máximo 2,00 m (com uso de 1 distanciador Nelore entre eles)

Altura da cerca: 1,20 a 1,50m

Quantidade de fios: 9 a 15 fios

Espaçamento dos fios: sempre bem fechado na parte inferior e mais aberto na parte superior.

Tela Rural: uma opção mais atual é a Tela Rural – ideal para cercamento de ovinos e caprinos.

Produzida com uma estrutura arrojada composto por “nós”, esta tela absorve o impacto dos animais, permitindo uma leve movimentação da malha e evitando o rompimento da mesma. Além disso, ela utiliza variação no diâmetro dos fios e na abertura da malha – para manter a eficiência, todavia, sem encarecer o preço do produto.

A variação na malha consiste em ser bem mais fechada na parte inferior (10×20 cm) – onde os animais tentam passar a cabeça para pastar do outro lado – porém mais aberto na parte superior, onde o risco de passagem de animais é menor (20×20 cm). 

Você pode saber mais sobre este produto no site da Morlan —–> Clique Aqui!

Cerca temporária: neste caso, sabendo que a cerca vai mudar de lugar, é comum que o produtor compre arame já pensando em reutilizá-lo quando for desmontar e remontar a cerca em outro local. Portanto, neste caso, o fator crucial é a compra de um arame que possam ser rebobinados e reutilizado quando a cerca for montada no novo local – como é o caso dos farpados Dyno e Rhino Morlan, que são extremamente macios, flexíveis, de fácil instalação e que oferecem essa possibilidade de reuso.

E, falando em reuso, note que em todos os modelos de cercas aqui apresentados podemos utilizar os distanciadores Nelore Morlan – que além de compactar e manter o espaçamento horizontal entre os fios da cerca, possibilitam aumentar o espaçamento entre os mourões, com a vantagem da possiblidade de reuso em caso de manutenções ou mudança de local da cerca.

Vale lembrar que cada cerqueiro possui concepções diferentes, de acordo com sua cultura, experiência, habilidade e conhecimento da área e da propriedade rural, portanto, consultar um especialista em cercas é uma maneira inteligente de garantir que você esteja tomando a decisão certa. A Morlan está aqui para fornecer os arames da mais alta qualidade e eficiência para o seu cercamento.

Você também pode gostar
Total
0
Share