Manual para construção de cercas: garanta um cercamento de qualidade

Saber a maneira correta de construir uma cerca é fundamental para que ela seja eficiente. Pensando nisso, preparamos este manual com todos os passos necessários para que a sua cerca tenha qualidade e dure muito tempo. Confira:

Passo 1: marcações
Neste modelo, construiremos uma cerca com 1,40 m de altura. Os mourões mestre e contramestres serão fixados em buracos com 1,30 m de profundidade e os demais mourões com 80 cm de profundidade.

Ao construir uma cerca, seja de arame farpado ou ovalado, devemos iniciar a construção sempre pelo canto, que é a parte da cerca que mais sofre com a pressão exercida pelos animais e por esta razão, é a parte da cerca que precisa ser mais resistente.

Passo 2: escavações do canto
Cave um buraco com 1,30 m de profundidade e com largura suficiente para deixar 10 cm de folga nas laterais entre a borda do buraco e o mourão – este buraco destina-se ao mourão central do canto, chamado de “mestre”.

Perpendicular à escavação para o mourão mestre, cave dois buracos em formato de “T”, com a distância e profundidade igual à metade da altura da cerca – 0,70 cm. Nesta escavação será colocado um pedaço de mourão, com 1 m de comprimento, chamado “morto”.

Em seguida, com a ajuda de uma linha-guia, defina a posição dos outros dois mourões que compõem o canto da cerca, chamados de contramestres. Defina também a posição dos mourões intermediários. Os mourões contramestres devem ser posicionados em valas com 1,30 m de profundidade e devem ficar a 1,40 m de distância do mourão mestre.

Passo 3: fixação dos mourões do canto
Confira nível e prumo, faça a fixação dos mourões mestre e contramestres com a terra proveniente das escavações.

Passo 4: retranca
Prepare os mourões mestre e contramestres para a colocação de uma retranca que ajudará no travamento do canto.

Faça um encaixe nos mourões mestre e contramestres com aproximadamente 3 cm de profundidade por 5 cm de largura e 7 cm de altura, a uma distância de 15 cm do topo do mourão ou centralizado entre os 2 primeiros arames da cerca. Marque o meio do encaixe e faça uma perfuração – que posteriormente será usada para passar o arame que irá compor o rabicho.

Com o auxílio de sarrafos de madeira meça o tamanho ideal para a retranca.

Com o auxílio de um formão, faça a quebra da quina nas 4 faces das pontas da retranca para facilitar o perfeito encaixe no mourão mestre e contramestres e posicione a retranca no encaixe com o auxílio de uma corrente com alavanca.

Passo 5: fixação do morto
Utilize uma linha para medir o tamanho do arame que será usado para fazer o rabicho. Passe a linha pelo furo do mourão e leve-a até o fundo da escavação destinada ao morto.
Separe dois fios de arame Zincado BTC® na metragem necessária, de acordo com a medição feita com a linha. Passe-os pelo buraco feito no mourão e faça pequenas amarrações para unir os arames, para garantir que o rabicho fique uniforme. Leve-os até o fundo da escavação destinada ao morto, exatamente como foi feito anteriormente com a linha.

Use uma das pontas (com 2 fios), faça duas laçadas no morto e enrole a sobra do arame. Repita o mesmo processo com a outra ponta do arame e faça uma laçada de segurança na corda que irá compor o rabicho.

Com o auxílio de uma chave de aramar, faça uma trava de segurança com no mínimo 8 voltas e corte o arame. Pegue outra ponta de arame e repita este processo mais 3 vezes, de modo que, ao final, teremos 4 travas de segurança e ficarão 4 fios na corda que irá compor o rabicho.

Posicione o morto no buraco, de modo bem encaixado ao barranco e faça a fixação utilizando a terra proveniente das escavações. Dica: faça uma cava na parte inferior da lateral do barranco para aumentar o encaixe do morto.

Passo 6: rabicho
Desfaça as pequenas amarrações feitas anteriormente e com o auxílio de uma barra de ferro, faça a torção da corda do rabicho até sentir que o rabicho começa a tracionar o contramestre.

Faça uma trava de segurança, que irá impedir que a torção se desfaça quando o canto receber a tração dos fios que serão instalados na cerca. Para isso, utilize um fio de arame zincado BTC, com aproximadamente 90 cm de comprimento. Passe o arame pela abertura na corda e faça o arremate com o auxílio de uma chave de aramar. Faça no mínimo 8 voltas para cada lado e corte as pontas que sobrarem.

Em seguida, repita o mesmo processo nos outros cantos da cerca.

Passo 7: mourões intermediários
Com auxílio de uma linha-guia, faça a marcação dos pontos onde serão posicionados os mourões intermediários. Faça as escavações com 80 cm de profundidade e com diâmetro suficiente para uma folga de 10 cm nas laterais do mourão. Em seguida, posicione os mourões e faça a fixação utilizando a terra proveniente das escavações.

Passo 8: instalação dos fios de arame
Se for utilizar o arame Ovalado Pantanal Morlan®, siga estas instruções:
Com auxílio de uma régua, faça marcação dos mourões mestres, contramestre e intermediários, nos pontos onde deverão ser perfurados para a passagem do arame Ovalado Pantanal Morlan® 17 x 15. Utilizando broca de 10 mm, faça a primeira perfuração 5 cm acima da retranca e a segunda 5 cm abaixo.

Passe o arame Ovalado Pantanal® 17 x 15 pela primeira perfuração do mourão mestre do canto inicial e faça duas travas de segurança com auxílio de uma chave de aramar. Faça a primeira trava com aproximadamente 10 voltas, dê um espaçamento e faça outra trava.

Estique o arame até o mourão mestre do outro canto da cerca passando-o pelos orifícios feitos nos mourões intermediários.

Tracione o arame utilizando um esticador de corrente ou de catraca e prenda-o no mourão mestre da mesma forma que foi feito no canto inicial.

Se for utilizar o arame farpado, siga estas instruções:
Com auxílio de uma régua, faça marcação dos mourões mestre para marcar a altura em que serão posicionados os fios, a retranca deve ficar posicionada entre os 2 primeiros fios de arame da cerca.

A partir do mourão mestre do canto inicial, estique o arame farpado Nelore Morlan® até o mourão mestre do próximo canto. Prenda o arame farpado ao mourão, fazendo 2 laçadas no mesmo e, com auxílio de uma chave de aramar, faça uma trava de segurança. Em seguida, finalize a fixação do farpado, utilizando 2 grampos para cerca, um de cada lado do mourão.

Tracione o arame utilizando um esticador de corrente ou de catraca. Faça a fixação do arame farpado Nelore Morlan® nos mourões contramestre e também nos mourões intermediários utilizando grampos para cerca.

A forma correta de fixar o grampo no mourão é em posição diagonal, deixando uma folga para movimentação do arame farpado.

Passo 9: instalação dos distanciadores de cerca Nelore
O Distanciador Nelore® dispensa o uso dos atilhos para fixação, pois possui torção especial que permite perfeito encaixe do distanciador aos fios da cerca, o que torna sua instalação muito prática e eficiente, permitindo reutilização do produto. Desenrole totalmente o distanciador e fixe-o ao primeiro fio, refaça até chegar ao 2° fio. Passe uma das hastes por trás do 2° fio e continue trançando até o próximo fio. Repita este processo até o último fio da cerca e pronto! Seu distanciador Nelore foi instalado com sucesso.

Você também pode gostar
Total
0
Share